sobre

Emerson Ferreira

Helo
Emerson, para mim, significa sensibilidade, paixão e integridade com a arte. É o artista mais intenso com seu trabalho que conheço, e bem... Esse é a cara da arte!

Heloísa Helena Duarte (DJ Helô)

Radiocomunicadora e pesquisadora de música/ DJ/ Produtora fonográfica (Pelotas/ RS)

Lucia
É necessário referenciar Emerson porque Emerson põe em harmonia certas belezas do mundo. Instrumentos de desenho, de pintura e instrumentos musicais, nas mãos de Emerson, ajustam-se, suingados, entre si. E criam linhas, cores e sons, finos, delgados, elegantes. Tais como ele, Emerson, afinado Emerson!

Lúcia Bergamaschi Costa Weymar

Artista-designer/ Professora Dra. do Curso de Design da Universidade Federal de Pelotas (RS)

Cecilia

Emerson tem um dom... é capaz de captar uma intenção... e recria numa linguagem clara, simples e ao mesmo tempo cheia de significados... exalta a dualidade... e a integra... inspira arte, melodia, poesia... expande... e alça voos inimagináveis...

Cecília Dutra

Artista-terapeuta (Pelotas/ RS)

Aline
Emerson é uma pessoa amistosa, alegre e dedicada. Tenho muito prazer em trabalhar com ele pois seu envolvimento e escuta sensível refletem no esmero artístico!

Aline Bernardi

Artista-pesquisadora do corpo, da cena e das escritas (Rio de Janeiro/ RJ)

“Viver é sentir, na amplitude, as canções profundas da existência!”

Foi em um disco de sete polegadas que tive o encontro com a poesia de Gilberto Gil. Nas capas de discos feitas por Elifas Andreato encontrei os valores ancestrais da cultura popular brasileira; nas do Pink Floyd, projetadas pelo Hipgnosis, identifiquei um olhar de ficção científica somado a uma linguagem dos sonhos que encontrei, anos mais tarde, no Surrealismo, principalmente na pintura de René Magritte. Na música Maracatu Atômico percebi que uma obra de arte pode atravessar décadas sendo construída por mãos coletivas. Da magistral criação em Jorge Mautner e Nelson Jacobina, passando pelas antenas tropicais de Gil e aterrissando nos tambores afrociberdélicos de Chico Science & Nação Zumbi, o maracatu foi se tornando cada vez mais atômico.

Encontro, no pensamento de Vilém Flusser, a ideia de que o ser humano constrói sua dignidade através de suas fabricações. A dignidade do artista está nas suas criações, que são permanentes.

Criação é reprodução infinita!

 

Emerson Ferreira

(O Espírito do Som)